

Quem Somos
UM PROJETO SOCIAL VOLTADO PARA A CULTURA HIP HOP
O Ponto de Cultura Fluência Casa Hip Hop surge a partir de um encontro de sonhos. É uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que tem o Hip Hop como ferramenta de emancipação e transformação social. É uma iniciativa cultural desenvolvida com a finalidade de levar a comunidade oportunidades de acessibilidade, promoção social e acesso a cultura e arte, e através deste resgatar valores e princípios relevantes ao povo, dando oportunidades aos indivíduos exercerem sua cidadania. É uma forma de assegurar às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, alternativas saudáveis para as práticas socioculturais, artísticas e de lazer. A Fluência está localizada no bairro Santa Fé, na zona norte do município de Caxias do Sul – RS, espaço periférico que pulsa vida, energia e arte.

A mistura dos diferentes gêneros da cultura Hip Hop (música, dança, poesia, pintura) congrega-se em uma forma artística que não é equivalente à soma dos quatro elementos separadamente. O que se constrói, com essa mistura, é uma expressão da arte de modo multidimensional, sendo necessário estar entrelaçado com o contexto social de origem para dar sentido à construção: nas periferias, onde os problemas sociais, educacionais e de exclusão tomam proporções difíceis de mensurar.
A palavra “fluência” caracteriza o que é natural, espontâneo, que tem fluidez, validando que a Casa Hip Hop busca olhar de forma sensível para o sujeito em sua totalidade e essência, respeitando seu ritmo e facilitando processos de construção de identidade individual e coletiva. Ao ocuparem espaços que oportunizam o desenvolvimento artístico, social e psicológico, os jovens encontram vias que dão forma às suas inquietações e as representam por meio da arte.